Skip to main content

Desde que a pandemia do Coronavírus se instalou, muitas pessoas adotaram o home office. O aumento das reuniões e treinamentos online fizeram com que muita gente se adaptasse à tecnologia.

E manter uma rotina de autocuidados durante o isolamento social se mostrou uma tarefa difícil demais, já que muitas funções se acumularam.

E sem tempo para se preparar, muitas pessoas acabaram sofrendo com gafes. Levanta a mão aí quem não recebeu algum vídeo dessas situações constrangedoras?

Por isso a primeira dica que trago para vocês é a etiqueta no ambiente virtual.

 

DICA 1 – ETIQUETA NO AMBIENTE VIRTUAL

 

Para evitar situações embaraçosas, alguns cuidados devem ser observados:

– Entenda a plataforma selecionada e teste o seu equipamento.
– Escolha um local adequado, com bom alcance da internet, silencioso e fechado para evitar interrupções.
– Silencie o seu microfone antes de entrar na reunião. Ligue somente quando for sua vez de falar.
– Ligue a câmera. Desligue somente se precisar se ausentar.
– Identifique-se a cada vez que fizer uma pergunta.
– Esteja com toda a documentação ou material da aula em mãos.
– Esteja vestido adequadamente.
– Não interrompa o interlocutor. Faça a sua pergunta primeiro no bate-papo.
– Não se esqueça dos hábitos de higiene. Pessoas foram flagradas em situações embaraçosas porque esqueceram que estavam sendo filmadas.
– Preste atenção. Se você tem algo mais importante para fazer, é melhor se desculpar e sair, do que permanecer na chamada.

 

E para quem precisa abrir a câmera e e se mostrar aos colegas no dia a dia, pode virar uma questão, já que muitas vezes não conseguimos manter os rituais de autocuidados de costume.

Abaixo trago dicas para te ajudar a ter uma imagem poderosa e impactar positivamente o seu cliente ou  seu chefe.

 

DICA 2 – ACESSÓRIOS DE METAIS

Você sabia que os acessórios trazem mensagens?

Os acessórios comunicam e podem ajudá-la a passar a imagem que você necessita em seus vídeos ou reuniões de trabalho via videochamadas.

Para isso é importante conhecer a linguagem que cada acessório carrega:

A) Os acessórios ideais, primeiramente, são os que aparecerão totalmente na imagem – normalmente do busto para cima, como brincos e colares curtos, onde o ponto focal é seu rosto.

B) Use cores alegres e acessórios coloridos se você precisa manter a audiência animada.  Eles comunicam criatividade e liberdade.

C) Se precisa passar confiança, seriedade e maturidade, dê preferência a acessórios de cores mais sóbrias ou neutras, e metais como prata e dourado. Cuidado com exageros em tamanho e design. Evite também peças muito delicadas – elas podem comunicar fragilidade e imaturidade.

D) Acessórios de cores chamativas ou de tamanhos grandes ajudam a manter a atenção da audiência. Os acessórios vermelhos são muito bons para isso, e também trazem poder a sua imagem, auxiliando na sua própria confiança para falar. E lembre-se sempre de manter um equilíbrio: se usar um colar mais chamativo, opte por brincos mais delicados.

 

DICA 3 – LENÇOS

 

Os lenços estão super em alta e permitem usos diversificados na produção de looks. Dão acabamento ao visual, e podem deixar a produção mais casual ou sofisticada.

Podem ser amarrados no pescoço ou usados como faixa no cabelo naqueles dias de bad hair day ou quando a raiz está te incomodando. Ainda podem dar acabamento ao cabelo preso como coque ou rabo-de-cavalo.

 

DICA 4 – MAQUIAGEM

 

Uma maquiagem leve traz um ar saudável e pode levantar o ânimo e melhorar o bem-estar em dias de isolamento.

Você não vai precisar de muito para alcançar aquele “ar de saúde”. Base, blush, batom e rímel formam o kit salvador para aqueles dias que é preciso impressionar.

O batom é indispensável! Embora muitas pessoas apostem nas cores mais claras, como rosa e nude, você pode apostar em diferentes tons para variar sua maquiagem. Ele que dá vida a sua make e chama a atenção para quando você fala. Um batom numa cor mais forte tem o poder de envolver o seu espectador.

 

DICA 5 – VESTUÁRIO

 

Difícil pensarmos em um vestuário adequado para uma videochamada, quando o que queremos em casa é conforto e colocar aquela roupa surradinha que tanto gostamos.

Mas saiba que há solução para isso! Um simples blazer ou casaco pode ser jogado por cima daquela camisetinha que você usa dia sim, outro também. Somente isto já traz credibilidade e profissionalismo para a sua imagem e passa uma mensagem de que você se preocupou em estar com uma boa aparência para aquela reunião.

Se quiser investir um pouco mais no seu visual então escolha uma parte de cima que tenha detalhes na gola, como um laço que chame a atenção para o seu rosto. Escolha peças confortáveis para a parte de baixo e tome cuidado com as escolhas, você pode levantar a qualquer momento.

Outro item que deve ser levado em consideração são as cores e as padronagens. Dê preferência a cores sólidas e evite estampas como listras e xadrez que podem causar um ruído na imagem para o espectador.

 

 

Como mensagem final gostaria de chamar a sua atenção para uma rotina de autocuidados. Sei que este período de isolamento nos permite um visual mais relaxado, mas quando você se cuida, sua autoestima fica elevada e pode te deixar até mais produtiva em tempos de isolamento social.

Faça isso. Se permita se sentir bem consigo mesma!

Beijos e espero que todos fiquem bem!

Vivi