Seguindo as novas regras de vestimenta profissional
Atualmente no mundo corporativo, grandes bancos como o Goldman Sachs e o Itaú, aboliram o dress code e estão incentivando os seus funcionários a irem vestidos de acordo com sua personalidade e estilo, como a campanha “Vou como Sou” do Itaú.
Para entendermos melhor o que isso representa, primeiro precisamos entender o que é o dress code e por quê ele foi descartado nas grandes corporações.
Dress code é o código de vestimenta que tem como objetivo ordenar e padronizar o visual para as diferentes ocasiões, sejam elas profissionais ou sociais. Ele pode ser definido pela empresa ou constar num convite de um evento social, como o modo como se espera que os convidados se vistam. Por exemplo, quando consta no convite o tipo de traje.
Em empresas, era comum a obrigatoriedade de salto alto para as mulheres e terno e gravata para os homens. Com o surgimento das grandes empresas de tecnologia, que faziam grandes transações com seus fundadores vestidos de calças jeans e camisetas, este padrão no código de vestimenta começou a cair.
Recentemente, no Japão, uma mulher criou um movimento para libertar as mulheres da obrigatoriedade de usar salto alto no ambiente de trabalho, o qual teve muitas adesões.
Atualmente há um movimento de necessidade de valorização dos estilos pessoais, prezando pela autenticidade. O que faz muito sentido, já que imprimimos a nossa personalidade a maneira de nos vestir e isso reflete no nosso comportamento e conforto na hora de trabalhar.
Hoje, podemos e devemos incorporar o nosso estilo e personalidade à nossa vestimenta no ambiente profissional, mas devemos ter bom senso e evitar os sabotadores de imagem, pois transmitem ar de desleixo e podem comprometer um negócio importante.
Para os homens, fique atento as dicas abaixo:
– Evite ternos largos, pois eles dão ar de desleixo;
– A barra da calça deve estar feita e o seu comprimento deve ir até o início do salto do sapato;
– A gravata deve terminar na altura do furo do cinto;
– O solado dos sapatos deve estar em boas condições;
– Substitua as camisas de manga curta por camisetas pólo;
– É obrigatório o uso de meias (tradicionalmente, devem ser da cor da calça para dar o efeito alongador)
Para as mulheres, também vale as dicas abaixo:
– Evitar roupas transparentes, com brilho ou decotes profundos;
– Também evite barriga, costas de fora e lingerie aparecendo;
– A barra da calça deve estar feita e o comprimento vai variar de acordo com o modelo da calça;
– Calças e saias não podem estar muito justas;
– Para as saias, observar o comprimento mínimo de dois dedos acima do joelho e evitar fendas;
– Calças legging, fuseau, de cotton, supplex ou lycra não devem ser usadas;
– Tamancos, chinelos, sapatos de plástico não são permitidos;
– Meias arrastão, coloridas, com detalhes e brilhos não entram no ambiente corporativo;
– Muito cuidado com calças e saias de couro.
Lembrando que essas dicas estão relacionadas ao tipo do ramo de trabalho em que você atua. Algumas empresas permitem que seus funcionários vão trabalhar de bermuda. Já, este tipo de vestimenta não é apropriado para empresas mais conservadoras, mesmos que essas não possuam mais o código de vestimenta. Roupas de praia e camisetas de time de futebol também não devem ser usadas em ambientes de trabalho, mesmo quando a empresa é mais informal.
Não dá para ignorar que devemos seguir alguns padrões, mas é possível adaptá-los à sua personalidade e seu estilo. O bom senso deve sempre falar mais alto na hora de se vestir para trabalhar. Se você tem uma reunião importante naquele dia e provavelmente fechará um grande negócio, será que o terno e gravata ou um vestido com um bom corte devam ser deixados de lado? Pense na confiança e profissionalismo em que uma boa imagem pode transmitir e avalie a necessidade de um look mais formal nesse dia. A imagem fala por si só. Há pesquisas comprovando que em menos de 1 minuto avaliamos se uma pessoa é amigável, atraente, e se nos identificamos com ela, socialmente e intelectualmente.
Se você começou a trabalhar recentemente num novo emprego, e tem dúvidas de como se vestir, observe como os outros funcionários se vestem e pergunte se há um código de vestimenta. Fique atento também ao nível de hierarquia da empresa; você não precisa ir de terno e gravata se somente seu chefe se veste assim.
Há seguir, vou mostrar os 5 tipos de estilos e níveis de formalidade no ambiente profissional para você se inspirar e adaptar aquele que combina mais com seu estilo, personalidade e valores da empresa em que você trabalha:
Formal Clássico
Homens
– Terno e gravata, de preferência nas cores cinza, chumbo e marinho para usar o ano todo.
Mulheres
– Roupas sérias e discretas.
Formal Contemporâneo
Homens
– Terno sem gravata
– Calça, camisa e blazer
– Calças avulsas em brim e gabardine nas cores cáqui, bege, gelo e marinho; já as de lã prefira as cinza e chumbo. Combine com camisas brancas, azuis, listradas e xadrez miúdo para as ocasiões menos formais.
Mulheres
– Alfaiataria e cores neutras. Usam um pouco de estampa, principalmente nos acessórios.
Casual Profissional
Homens
– Jeans mais terceira peça, mas como? Você pode usar o jeans com uma camiseta ou camisa e o blazer como terceira peça.
– Recomenda-se o jeans com lavagem escura e evitar o destroeyd.
– Aposte em camisas polo, de chambray, jeans, xadrez e de listras.
– Nos pés, mocassins e sapatênis.
Mulheres
– Transmitem uma imagem “easy chic”. Como os homens, também adotam o combo, jeans, camiseta ou blusa, e blazer como terceira peça. As calças costumam ser sequinhas.
Esporte Profissional
Homens
– Roupas confortáveis e práticas, por isso o visual é despojado. Evite camisetas muito estampadas e especialmente as do seu time.
Mulheres
– Seguem o mesmo padrão dos homens, prezam pela praticidade e conforto.
Super Informal
Homens
– Estilo ligado a pessoas que trabalham com internet, start-ups, produtoras de vídeo, cinema e televisão, por isso a informalidade impera na maneira de se vestir. O bom senso nunca deve ser deixado de lado, portanto avalie bem o ambiente do seu trabalho, antes de colocar aquele look ousado demais.
Mulheres
– O look esperado aqui é o mais despojado ou ousado e criativo, mas tenha cuidado com excessos. Sempre avalie o ambiente do seu trabalho antes de colocar aquele look ousado demais.
Depois dessas dicas, eu espero que você identifique o seu estilo dentro do seu ambiente profissional e faça muito sucesso!!!
Lembre-se: chique é ser você mesmo!