No próximo dia 08 de março comemoraremos mais um Dia Internacional da Mulher. E o que esta data realmente representa para nós, mulheres? Muito além de receber parabéns e flores, esta data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza também a valorização da mulher que inclui a busca por mais reconhecimento e respeito aliada ao desafio de enfrentar o machismo e a violência, que ainda fazem parte do dia a dia de muitas mulheres no Brasil e no mundo.
Equidade salarial é um assunto muito sério, que vem sendo discutida há muito tempo, mas que, por incrível que pareça, está muito longe de ser atingida. De acordo com o Global Gender Gap Report 2020, que analisa as disparidades entre homens e mulheres em diversos setores da sociedade no mundo todo, aponta que, se o caminho para a igualdade salarial seguir o mesmo ritmo lento que teve nos últimos 15 anos, a igualdade de renda entre gêneros levará ainda 257 anos para ser alcançada.
Um possível caminho na luta contra a disparidade salarial está na imagem pessoal estratégica. Ela funciona como um agente transformador, ajudando a mulher a planejar sua imagem, sempre focada em como quer ser vista, respeitada, deixando bem claro onde quer chegar, gerando engajamento e autoconfiança. O uso de uma imagem estratégica vai muito além de roupas. É sobre a essência da mulher e os mecanismos que vão alavancar suas características. Um processo de olhar para dentro, com consciência da própria personalidade, dos valores e dos desejos, entendendo porque muitas das escolhas são feitas no automático, e que não refletem sua melhor qualidade.
“Cada vez que você se veste, você reforça algum aspecto sobre você e de sua identidade. Com estilo você conta ao mundo quem você é, ou pelo menos conta a história de quem você gostaria de ser naquele dia em particular. Estilo te dá novas oportunidades, te abre portas e permite que você demonstre uma de suas facetas de maneira não óbvia e impossível de se imitar.” Nina Garcia
Um dos princípios da consultoria de imagem é justamente não colocá-la em padrões pré-definidos, mas ajudá-la a valorizar sua beleza natural, com elementos de design corretos, resultando em aumento da autoestima.
Um estudo das Universidades de Chicago e da Califórnia com mais de 14.000 pessoas constatou que pessoas consideradas atraentes podem ganhar até 22% a mais que as outras. Os pesquisadores justificaram os resultados dizendo que alguém “agradável aos olhos” também é percebido com habilidades de mais inteligente, mais saudável e mais social do que o resto. Ou seja, uma conclusão desse estudo é que os seres humanos tem o poder de interferir ativamente na maneira como são percebidos e, de certa forma, a imagem pessoal se torna uma grande aliada em vários aspectos, inclusive psicológicos.
Ainda sabemos que se vestir bem para o trabalho aumenta a produtividade, e quando somamos isso ao estilo pessoal, a mulher se sente mais segura e confiante.
Por isso, conheça o seu biotipo, descubra o seu estilo e identifique as cores que mais combinam com você. Assim você poderá usar a imagem correta para lidar com as situações que irá enfrentar e ajudar a ter boas conquistas em sua vida pessoal e profissional.
Fonte: Disponível em: < https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/carreira/mulheres-atraentes-ganham-salarios-mais-altos-diz-pesquisa>. Acesso em 20.Fev.2023.