Você tem dúvidas na hora de montar os looks de inverno?
Então este post é para você que quer dicas de como ficar elegante na estação mais charmosa do ano.
Tem dicas de clássicos de inverno como: casacos, botas, couro e tricô, e ideias de looks para a meia-estação (quando a temperatura fica mais amena).
Mas antes de mostrarmos os tipos diferentes de looks de inverno, vamos falar das variações do xadrez, que é a padronagem oficial da estação.
XADREZ
O xadrez resulta da trama simples de fios de duas ou mais cores, e inclui uma infinidade de variações:
Madras
Originário da Índia, é fabricado com fios de algodão, algodão e linho ou só linho. Mostra a padronagem do xadrez numa grande variedade de cores e desenhos, que adicionam um mood divertido as peças.
Príncipe-de-gales
Esta versão tornou-se moda graças à elegância de Eduardo VII. Por muito tempo foi um desenho exclusivo da moda masculina. Hoje, tanto veste homens como mulheres, e é encontrada geralmente na alfaiataria em tons de cinza, mas também aparece em versões mais modernas e coloridas.
Pied-de-poule
Este tipo de xadrez miúdo (literalmente, “pé-de-galinha”), foi assim chamado por sua semelhança com as pegadas de uma galinha. Se o desenho for maior, o tecido é chamado de pied-de-coq (“pé-de-galo”).
Vichy
Este é o famoso xadrez “piquenique”. Formado por um quadriculado pequeno, nas cores branco e uma segunda cor, que pode ser tons de azul, vermelho ou p&b. Ficou famoso no fim da década de 1950, quando Brigitte Bardot usou em seu casamento um modelo em xadrez vichy rosa e branco.
Tartan
O nome tartan é dado ao tecido de lã ou algodão, com padrão escocês. Antes de nomear uma padronagem de xadrez, era o nome da famosa saia usada pelos escoceses.
O tartan da Burberry. O famoso xadrez Burberry apareceu na moda como forro das capas de chuva da grife em 1924.
CLÁSSICOS DE INVERNO
Toda estação tem suas tendências, mas o fato é que vale mesmo sempre apostar nos clássicos, que são atemporais e te proporcionam mais combinações no seu guarda-roupa. Na minha lista, constam 4 clássicos que nunca saem de moda e são investimentos certeiros:
1. Casacos
Peças extremamente versáteis, que podem compor os mais variados tipos de looks, desde os clássicos até os mais casuais. Se combinados com alfaiataria, o visual é elegante e formal. Já com jeans, ficam mais descolados, num visual moderno chique. São os responsáveis por transformar o inverno na estação mais charmosa do ano.
Vamos aos principais modelos e inspirações de looks para usar com eles:
Casaqueto
Este é um tipo de casaco mais curto que foi popularizado por Coco Chanel no modelo de lã tweed.
Cardigã
Este é um tipo de suéter sem gola e com abotoamento frontal. Ótima opção para dias de temperatura amena, por ser mais leve, e cabe na bolsa.
Casaco 3/4
Refere-se ao comprimento mais alongado, na altura dos joelhos, portanto cobrindo 3/4 do corpo. Quando o tecido utilizado é a lã, é perfeito para os dias mais frios quando combinados com botas e calça justinha.
Trench coat
Thomas Burberry desenhou o famoso trench coat em 1901, mas foi a beleza do seu forro, formado pelo xadrez bege, preto, vermelho e branco, que se tornou internacionalmente sinônimo da Burberry. Foi usado por ícones do cinema em filmes memoráveis, como Casablanca e Bonequinha de Luxo.
Jaqueta perfecto
Este é um clássico que saiu dos filmes de James Dean para se eternizar no estilo rocker. A dica aqui é combiná-la com peças bem femininas, como um vestido longo estampado floral e reaproveitar o seu guarda-roupa de verão.
Casaco 7/8 ou sobretudo
É a melhor peça do vestuário para dias muito frios, pois agasalha 7/8 do corpo. Super versátil vai do tênis ao salto. Para as baixinhas, vale recorrer a um saltinho, pois, dependendo de como é coordenado com as outras peças, pode achatar a silhueta.
2. Botas
Calçado oficial do inverno, tem opções variadas de modelos e comprimentos. Dá para compor looks muitos interessantes, desde o mais elegante (com calças justas) até o estilo boho (com vestidos com estampas florais).
Botas de cano longo
Com origem nas botas usadas pelos militares, foi o estilista Courrèges, na década de 1960, responsável por incorporá-las ao guarda-roupa feminino. Os modelos são variados, desde os clássicos, como estilo montaria, as mais ousadas, como a over the knee.
Botas de cano curto ou Ankle Boot
Em modelos de salto grosso baixo ou médio valem o investimento. Podem ser combinadas a looks mais casuais quanto em ocasiões que necessitem de um pouco mais de formalidade. Com calças, saias, vestidos ou shorts com meia-calca, a ankle garante a dose de estilo que seu look merece. Quando usada com meia-calça da mesma cor da bota ajuda a alongar a silhueta.
Coturno
Com origem nas botas de combate, os punks trouxeram os coturnos de volta na década de 70. Com a fama da era punk, o coturno se firmou no mundo da moda até os dias de hoje como um calçado atemporal, fácil de combinar e durável, que caiu no gosto de todos. O coturno tem o poder de transformar o visual e traz atitude e personalidade aquele look mais formal.
3. Couro
Peças em couro são muito a cara do inverno, não acha? Seja natural ou sintético, é uma das principais texturas do inverno, que hoje circula em qualquer estação, porque combina com tudo. Saias, calças, jaquetas, vestidos e shorts em couro combinam muito bem com tecidos com texturas mais leves, se você quer um visual mais equilibrado entre a rigidez do couro e a maciez de tecidos leves. Mas também pode ser combinado com tecidos mais pesados como a lã. São peças que se adequam bem a qualquer estilo.
4. Tricô
Peça chave no guarda-roupa de inverno, aquece e atende a diferentes estilos. Seja de tramas mais grossas, oversized, ou liso, vale a pena escolher uma peça de cor neutra, como cinzas e terrosos, que proporcionarão um maior número de combinações.
LOOKS PARA A MEIA-ESTAÇÃO
Por mais que tenhamos alguns dias bem frios no Brasil nas regiões mais afastadas da linha do Equador, na maior parte do país, o inverno não é rigoroso. Na maioria das vezes, o nosso clima frio é composto de temperaturas amenas, sem contar que é quase um limbo meteorológico, com mudanças climáticas significativas em um único dia.
Por isso, montei algumas sugestões de looks, que são curingas para esses dias indefinidos de temperatura.
Vestidos
Opte por vestidos com tecidos estruturados que aquecem quando bate um ventinho frio. Outra opção, são os vestidos longos. Combine com tênis, scarpins, botas ou sandálias.
Pantacourt
No guarda-roupa inteligente, as peças devem ser aproveitadas para todas as estações do ano. E a versatilidade da pantacourt, favorece as combinações para looks meia-estação. Você pode combiná-la com botas de cano longo, cano curto, scarpins, tênis ou sandálias. A dica aqui para não achatar a silhueta, é usar calçados na mesma tonalidade da calça ou, se caso for usar com bota de cano curto, opte por uma meia-calça na mesma tonalidade da bota.
Camisa de couro
Seja natural ou sintética, a camisa de couro substitui a jaqueta perfecto, e aquece aquele friozinho de fim de tarde. É indicada para quem tem um estilo mais casual e moderno.
Kimono
Esta terceira peça super estilosa deixa o look com aquela cara boho e descolado, além de aquecer e proteger de temperaturas amenas.
Gostou? Então assine a minha newsletter e fique por dentro de todas as novidades do site.
Todas as fotos foram retiradas do Pinterest.